Homem cavando, por Edvard Munch

Como identificar sintomas de mania?

É comum pessoas com transtorno bipolar não perceberem os primeiros sinais de um episódio de mania. O DIGFAST é uma ferramenta simples para resolver isso.

Publicado em 15 de novembro de 2025

Uma forma de identificar o início de um quadro de mania é lembrar do acrônimo em inglês DIG FAST, que significa "cavar rápido". Nesse acrônimo, cada letra representa um sintoma comum durante episódios de mania, conforme abaixo:

DIGFAST
D - distraibilidade
I - impulsividade
G - grandiosidade
F - fuga de ideias
A - aumento de atividades
S - sono diminuído
T - tagarelice (pressão por fala)

Imagine que o termo DIGFAST se refere à velocidade com que um paciente em mania seria capaz de cavar um buraco, pois nesse estado a pessoa parece ser movida por um motor de energia inesgotável. Essa é uma boa imagem mental para pessoas com transtorno bipolar que se percebem acumulando os sintomas, e tem dúvidas sobre a situação. Com o surgimento de cada sintoma o paciente pode estar "cavando a própria cova", como diz a sabedoria popular.

Na verdade, esses sintomas são usados no DSM-V para diagnóstico de episódios de mania. Os critérios completos incluem pelo menos 3 desses sintomas, além de humor persistentemente elevado, expansivo ou irritável, com aumento de energia, na maior parte do dia, na maioria dos dias, por pelo menos 1 semana.

Resumindo: se você já está em um buraco, pare de cavar.